segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Alongamento antes da corrida: fazer ou não fazer?


Sabia que não há estudos que comprovem os benefícios do alongamento estático realizado antes dos treinos, se realmente protegem o corpo contra lesões? Existem estudos que mostram que esses exercícios comprometem o rendimento. Quem nunca ouviu que alongar antes do treino seria bom? Com tantas controvérsias, nunca se sabe o que é mais indicado ou não. Não é difícil encontrar nos parques e nas academias atletas iniciantes e até avançados alongando-se antes dos seus treinos e competições. E quando se pergunta o por que do exercício de alongamento antes das atividades a resposta é sempre a mesma: “Para aquecer e prevenir lesões”.
O maior problema não está no alongamento antes, e sim no alongamento estático antes das atividades. Um estudo realizado por Ercole Rubini, fisioterapeuta, professor de educação física e coordenador do laboratório de fisiologia do exercício da Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, comprova a diminuição do desempenho do atleta em até 12% quando se realiza o alongamento estático antes das atividades. Em sua pesquisa, foram avaliados 18 homens ativos, que depois de realizar ou não o alongamento, tiveram a sua força mensurada em um aparelho isocinético. Esses exercícios elevam a temperatura corporal e também não diminuem o risco de lesão. Fisiologicamente falando, podemos explicar a queda no rendimento dos atletas que praticaram exercícios de alongamento estático antes de treinar ou competir. A redução de pontes cruzadas no sarcômeros (unidade contrátil básica do músculo), diminuindo a contração muscular, é uma delas. A segunda é a perda da capacidade de excitação dos motoneurônios alfa, neurônios responsáveis por enviar o sinal para a contração dos músculos. Acredito que esses exercícios só são prescritos por aqueles que não compartilham da mesma opinião ou que ainda não se atualizaram. E sobre atualização é importante ressaltar que não há uma verdade absoluta e que com as pesquisas na área de saúde sendo sempre reavaliadas pode ser que daqui a algum tempo alguém possa dizer o contrário e provar essa verdade. Não é que os exercícios do tipo estático sejam maléficos ao corpo, só não promovem benefícios quando realizados antes da atividade.
Uma outra matéria da revista Contra Relógio de Dezembro 2008, “COMPROVADO: Alongar antes de correr nada ajuda e até prejudica!”, traz o mesmo contexto e ainda fala de um outro artigo pela Universidade de Nevada (EUA) publicado na edição de setembro do Journal of Strength and Conditioning Research, e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, dia 08/11. A edição de janeiro 2009 traz, ainda, a seguinte matéria: “ Alongar antes de correr ajuda ou atrapalha? A opinião dos treinadores!”, aqui alguns treinadores de Brasília, Rio e S. Paulo falam sobre as suas opiniões.


Por Lázaro de Sousa Barrozo, professor da Academia A! Body Tech, Unidade Brasília, personal trainner e coordenador do Clube de Corrida.

Um comentário:

Anônimo disse...

J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
rachat de credit lyon ou simulation rachat de credit

Número de visitas