quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Yes, nós temos um ultramaratonista!

Yes, o nosso clube de corrida tem um ultramaratonista! Isso mesmo... O nome dele é Henrique Jacob, de apenas 25 anos. Ele é estudante de educação física e tem se dedicado às corridas de longas distâncias, conseguindo excelentes resultados. Em entrevista exclusiva para o nosso blog, ele nos contou um pouco sobre a sua preparação para esse tipo de corrida (distâncias acima de 42 km) e das experiências que teve correndo ultramaratonas no Brasil e no exterior:

"Meus treinamentos são compostos de quatro partes principais: nutrição, musculação, treinos de corrida e exercícios mentais.
A nutrição envolve a minha rotina diária de alimentação e as estratégias nutricionais para cada competição.
Pratico musculação quatro vezes por semana por aproximadamente 1 hora. Minha série é montada pelo professor Gustavo Scalia, da academia A!Bodytech.
Os treinos de corrida podem variar muito, mas basicamente faço dois treinos diários e nos finais de semana um longão (corridas acima de 25 km). Nesses treinos procuro variar a intensidade, duração e o terreno. A minha média de rodagem por semana no período de competições é de 100 km, sendo que nos períodos mais intensos chego a 150 km. Treino todos os dias da semana.
Os exercícios mentais são feitos através de um método chamado Silva Mind Control ou Método Silva de Controle Mental, que utiliza a meditação com visualizações para inúmeros benefícios na vida. Para o esporte costumo usá-lo para diminuir a ansiedade, assimilar melhor os treinamentos, aumentar a confiança, visualizar a prova antes de competir a fim de estabelecer estratégias e me preparar para situações esperadas ou inesperadas, recuperação de lesões, relaxamento físico, mental e muitas outras funções. Além disso, procuro complementar os treinamentos com alongamentos e outros esportes.
Tudo está diretamente ligado à prova que vou competir. Cada prova tem sua característica. Ultramaratonas são quaisquer corridas acima de 42,195 km (marca da maratona). Podem ser por tempo ou de ponto a ponto (de um lugar a outro). As competições principais são de 50 km, 100 km, 200 km, 1000 km ou 12, 24, 48, 72 horas, contínuas ou multi dias (feitas por etapas).
As ultramaratonas me levaram a conhecer lugares fantásticos em situações extremas e isso é algo muito marcante. Uma das minhas melhores experiências foi ser apoio de um corredor brasileiro na Badwater, corrida com 217 km no Vale da Morte, deserto de Mojave, Califórnia. As temperaturas lá chegam a mais de 50ºC. Os corredores correm na linha branca do asfalto da rodovia para o tênis não derreter.
Outro fato que destaco foi ter a honra de competir na Spartathlon, corrida que relembra a história de Fidípedes, um soldado ateniense que, segundo o historiador grego Heródoto, foi enviado para buscar ajuda em Esparta antes da batalha de Maratona. Essa corrida tem um total de 246 km. A largada ocorre na Acrópole, em Atenas, ao nascer do sol e termina em Esparta, na estátua do rei Leônidas. Participam desse evento mais de 300 corredores do mundo inteiro.
No Brasil temos a Br135, também com 217 km e trajeto na Serra da Mantiqueira, percorrendo o "Caminho da Fé". A largada acontece em Poços de Caldas, MG. Terminei essa prova pela 2ª vez este ano. É a corrida a pé mais difícil do país e teve mais dois atletas do DF na competição: Manoel Mendes e Juvan Palmeira.
Os cuidados para começar a praticar a ultramaratona são muitos; alguns básicos e outros específicos. Não é um esporte para quem quer praticar e sim para quem pode. É necessário ter muita disciplina, o que faz com que se torne um estilo de vida. O acompanhamento médico é fundamental: cardiologista, exames de sangue, nutricionista, profissionais de educação física, fisioterapeuta e ortopedista são fundamentais para a prática segura do esporte. Além de ser necessário ter tempo disponível para os treinamentos, é preciso ter recursos financeiros para viagens, inscrições e equipamentos. No Brasil, por não ser um esporte muito divulgado na mídia, há poucos investidores e isso dificulta o desenvolvimento do esporte e dos atletas.
Para quem quer correr uma ultramaratona recomendo começar em corridas de rua, como meias maratonas e maratonas e, depois, caso queira realmente participar de uma ultra, aconselho a procurar informações e profissionais capacitados para uma boa orientação, sempre visando à prática segura e consciente, já que é um esporte de alto risco ao indivíduo. Porém, o corpo humano bem trabalhado, junto com a mente saudável, se adapta aos estímulos corretos." (Henrique Jacob, ultramaratonista, aluno da Academia A! Body Tech, membro do clube de corrida e estudante de educação física)

Veja mais algumas fotos deste Fidípides contemporâneo...


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria, e parabéns ao atleta Henrique Jacob, tenha sempre muita disposição e garra, a vitória é certa.

Número de visitas