quarta-feira, 29 de abril de 2009

Quão rápido pode correr o ser humano?

Usain Bolt provocou polêmica, mais uma vez, ao afirmar ser capaz de correr os 100m rasos em até 9.4 segundos. Em entrevista à Reuters do Canadá, o atleta jamaicano afirmou que acha que ainda pode ser mais rapído, quebrando o próprio recorde de 9.69 segundos, mas que depois de 9.4, "o mundo pára".

Tal afirmação me fez lembrar recente pesquisa da Universidade de Stanford, coordenada por Mark Denny, do Laboratório de Biomecânica. Este estudioso buscou verificar se é possóvel chegar cientificamente a um limite de velocidade humana. Para isso, comparou as performances de cães e cavalos de corrida desde os primeiros registros até as datas atuais, chegando à conclusão de que estas duas espécies já chegaram ao seu limite máximo de velocidade, estagnando seus "recordes" nas décadas de 1920 e 1970 respectivamente. Já em relação ao ser humano, as marcas continuaram a ser constantemente quebradas. Denny concluiu, todavia, em sua pesquisa, que o homem poderá alcançar, na distância dos 100m, o recorde de no máximo 9,48 segundos.
Daí a pergunta que não quer calar: quem estará certo? A estimativa científica de Mark Denny ou a previsão nada modesta de Bolt?
Só o tempo dirá, mas me lembro de outra reportagem, esta publicada na Revista 02, em que são expostas as conclusões de uma outra pesquisa científica, no sentido de que a mente humana sempre sinaliza para o corpo a exaustão um pouco antes de ela realmente ocorrer. Trata-se de um mecanismo de segurança que não existe em cães e cavalos de corrida, portanto, na minha opinião, pode realmente acontecer que essa evolução no rendimento humano ultrapasse a previsão de Mark e a profecia de Bolt se cumpra. Basta que alguém consiga vencer a própria mente... Bolt, você está disposto a arriscar?

3 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Olá Thaís, muito boa a matéria, mais esse Bolt é bom mesmo hein...
Bom hj em dia os corredores estão correndo muito mais eu tenho minhas dúvidas, muitos deles correm dopados, se fosse feito anti doping na coleta de sangue muitos iriam ser banidos do esportes, mais como tem muitos atletas que por seguir uma religiao não gostam de fazer exames de sangue...dai já viu né...
Bons treinos
Bom final de semana.

Bjssss

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Thais Aroca disse...

Jorge, achei muito pertinente a sua observação a respeito do doping. Só acho que não podemos generalizar, desconfiando completamente dos atletas. O Bolt, por exemplo, ao que eu saiba nunca se recusou a fazer o exame antidoping... Também não tenho conhecimento de atletas de ponta que tenham invocado a liberdade de religião para se furtar ao exame de sangue... Não podemos, na minha opinião, desconfiar mesmo destes, pois o exame de sangue não é o único meio de constatar a presença de substâncias proibidas. Pode ser feito o exame de urina nessas situações, sem violar a crença do indivíduo e sem prejudicar a transparência do esporte.

Um abraço, e as suas opiniões são sempre muito bem vindas, amigo.

Thaís.

Vini Prado disse...

thaís que texto argumentativo muito bom!, bolt conseguiu atingir 9,58 ele parece q fica se segurando no final pra bater esse record várias vezes... hahaha ele vai pra 9,4

Número de visitas